RESENHA DO LIVRO A HERANÇA DE DEUS: a saga dos escolhidos, de Dr. Cezar Augusto Xavier Moreira

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA FAMILIAR TIPO 8 (ELAF8)

Vania De Castro
16 de dezembro de 2016

“A HERANÇA DE DEUS: a saga dos escolhidos”, é um livro de produção independente escrito por Cezar Augusto Xavier Moreira, com o lançamento marcado para o dia 17 de dezembro de 2016, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 O livro aborda o tema Esclerose Lateral Amiotrófica Familiar Tipo 8, conhecida pela sigla ELAF 8 ou ELA 8. Trata-se portanto, de um livro que reúne uma grande família brasileira e que muito tem a nos ensinar.

A doença era conhecida por pouquíssimas pessoas até a década de 1990. Por meio das histórias e crônicas escritas por sua mãe e pela experiência de vida em família, Cezar iniciou o processo de descortinamento de algo que intrigava profissionais da saúde, mas, essencialmente, perambulava pelos cantos da sua casa de infância.

Num momento da sua vida definiu um dos objetivos que o mantém até hoje em estado de alerta: examinar profundamente o passado e escarafunchar a história dos seus ancestrais, para junto com estudiosos e outros protagonistas do mesmo cenário, encontrar novos caminhos que levem à compreensão da origem da ELA.

Nas linhas e entrelinhas do livro você encontrará emoção a todo instante. Por vezes, lágrimas rolam face abaixo. Impossível contê-las.

Uma obra especial, escrita com palavras do coração, apresenta-nos detalhes do cotidiano de famílias com ELA8 cheios de sensibilidade, que levam ao processo de reinvenção da vida de cada um deles e da nossa também. São famílias entrelaçadas por um fio de esperança, que desde criança aprende a desenvolver os olhos de dentro para, assim compreender-se, sentir-se, conhecer-se, atrever-se a acreditar que é possível viver na incerteza do que virá, do como será e de que maneira a existência se desenrolará consigo e com o outro.

A genuína pré-ocupação de Cezar consigo levou-o ao pleno encontro com a grande família, desvendou mistérios, abriu a cortina e encontrou um novo mundo de possibilidades, rico em histórias que tocam a nossa vida.

Impossível não emocionar-se, afinal, o livro mantém em sintonia ciência e alma.

Longo caminho percorrido…

Pesquisas, descobertas, fortalecimento de laços afetivos, caminho de pedras, que proporcionou e ainda proporciona o abraço cheio de esperança. Esperança visível na incansável luta em direção à vida das famílias com ELA8 e que, por este intermédio, poderá até desbravar a origem e a cura da ELA.

O livro de Cezar traz o perfume da vida, da esperança e da compaixão porque compartilha a paixão, os desejos, os sofrimentos e o amor pela vida.

Título do Livro: A Herança de Deus: a saga dos escolhidos

Autor: Cezar Augusto Xavier Moreira

Lançamento:

Data: dia 17 de dezembro, sábado, às 10h

Local: Asa de Papel Café e Arte

Endereço: Rua Piauí, 631, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG

(Quarteirão fechado entre as avenidas Francisco Sales e Brasil)

Deixe um comentário